Qual a sua ideia sobre investimentos? É fácil ou difícil ter resultados em algumas aplicações financeiras?

Investir sempre foi um assunto que gerou dúvidas, medo em perder dinheiro, e incertezas em não atingir o objetivo, principalmente para pessoas comuns, com recursos financeiros limitados.

Em tempos modernos, ter conhecimentos mínimos sobre operações no mercado de finanças, tem sido o diferencial para que, qualquer pessoa possa gerar sua segunda renda e com o passar dos anos, essa segunda renda, tornar-se a principal fonte de capital.

Mas, o que significa investir? É entendível que, a primeira coisa que se vem a cabeça é, colocar algo em algum lugar, e depois de certo tempo, obter resultados $$$. Estar claro, que o significado da palavra em si, dá a noção de sempre obter ganho, todavia a perda de dinheiro também faz parte do jogo, e se torna uma parte do aprendizado.

Neste post, vamos tratar dos seguintes assuntos:

Quais as principais formas de fazer investimentos?

Há algumas formas de fazer investimentos, basicamente trataremos aqui dos cinco que estão mais em evidência na atualidade, com perspectivas de mudanças futuras de rentabilidade, a saber:

Empresa

Código

Setor

Retorno 3º tri (%)

Lojas Renner

LREN3

Tecidos vestuário e calçados

46,03%

IRB Brasil Re

IRBR3

Resseguradoras

41,65%

CSN Mineração

CMIN3

Minerais metálicos

32,95%

Embraer

EMBR3

Material aeronáutico e de defesa

32,70%

Petz

PETZ3

Produtos diversos

30,03%

Weg

WEGE3

Motores compressores e outros

29,76%

Vivara S.A.

VIVA3

Acessórios

28,61%

Telef Brasil

VIVT3

Telecomunicações

24,70%

Cemig

CMIG4

Energia elétrica

21,99%

Sabesp

SBSP3

Água e saneamento

20,58%

Fonte: Elos Ayta

Como fazer para investir?

É uma decisão muito pessoal, e depende do quando se tem disponível para investir, sem comprometer o orçamento mensal.

É claro que para começar nessa a aventura que é o mercado financeiro, é importante estudar todos os produtos disponíveis, as instituições financeiras, a disponibilidade de recurso, a rentabilidade e o tempo de investimento sem movimentar os recursos aplicados.

Viver de Investimentos: Entenda o Processo

Gerar uma renda extra, requer disciplina, estudo, paciência e não menos importante, recursos financeiros disponíveis para começar as devidas aplicações.

Muitos investidores começaram com pouco dinheiro, acompanhando o mercado de ações e fundos multimercados. Fazendo uma prospecção do que já existe, analisando com muito cuidado, as formas de se ter uma renda extra, a qual possa gerar no futuro, uma tranquilidade financeira.

Algumas atitudes podem ser feitas, para começar a investir:

Qual o capital inicial necessário?

Atualmente, existem diversas aplicações a partir de R$ 1,00, por exemplo:

Qual é a idade permitida para começar a investir?

No Brasil, não existe idade mínima para se tornar investidor, mas precisa ter CPF (Cadastro de pessoa física) válido, e sendo uma pessoa menor de idade, precisa vincular no cadastro da instituição financeira ou corretora, um responsável legal, maior de idade.

Em quanto tempo obtenho rentabilidade?

Basicamente, três coisas precisam ser levado em conta:

Depoimentos de investidores

Após algumas informações, segue alguns depoimentos de pessoas de sucesso no setor de investimentos:

1) Luiz Barsi ou mais conhecido como o “Rei dos dividendos”:

Não se compra uma ação simplesmente por comprar. A gente não compra ações, a gente compra projetos, que são representados por ações. E independentemente de tudo o que aconteceu no País, boas e grandes empresas prosperaram. O importante é fundamentar bastante o investimento e comprar aquilo que pode representar um projeto futurista”. Leia mais em Isto É

2) Tiago Piedade, jovem investidor de 41 anos:

Meu pai sempre dizia que quem trabalha não tem tempo de ganhar dinheiro. Ele mesmo só ganhou dinheiro quando pediu uma licença na CVM e foi investir. Então, ele me apoiou em minha decisão.” Fonte: InfoMoney

3) Conrado Navarro, mesmo na adversidade voltou a estudar:

Nos tempos de faculdade, participei de dois negócios que não deram certo. Mas, diante dos fracassos, decidi voltar ao mercado de trabalho e aprender um pouco de gestão antes de empreender novamente.” Lei mais em InfoMoney

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *